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Acerca de

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governança

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QUEM SOMOS?

Somos uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC) de caráter não econômico e sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira.

 

Administramos Planos de Previdência para os colaboradores dos nossos patrocinadores que são: BRF S.A., CrediBRF - Cooperativa de Crédito, BRF Investimentos Ltda, BRF Previdência, Sociedade Esportiva e Recreativa Sadia - Ser Sadia, BRF Pet S.A., Hercosul Alimentos Ltda, Hercosul Ditribuição Ltda, Hercosul Soluções em Transporte Ltda e Mogiana Alimentos SA.

 

Administramos também um Plano de Previdência instituído pela ABRAPP – Associação Brasileiras das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, o Plano Família.

 

Nosso foco e compromisso é com o futuro dos nossos participantes, por isso todo o direcionamento na nossa gestão e nos investimentos está focado sempre no médio e longo prazo.

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Mulheres trabalhando

Confira a nossa
estrutura de governança

A BRF Previdência possui estrutura de governança corporativa baseada nas melhores práticas de gestão do mercado e na legislação vigente tendo como direcionadores o respeito aos princípios éticos, a busca pela excelência e a prestação constante de contas para os participantes e patrocinadoras. Acreditamos que uma estrutura de governança fortalecida é um sólido alicerce para atingimento da nossa missão.

A Entidade possui três órgãos estatutários que são responsáveis pela gestão estratégica, fiscalização e administração da Entidade, são eles:  Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Diretoria Executiva. Adicionalmente, possuímos estruturas que denominamos como estruturas de apoio à governança, são elas: Comitê de Investimentos, Comissão de Ética, Controles Internos, Auditoria Interna e Auditoria Independente.

     Conheça um pouco mais da nossa estrutura de governança:

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A seguir, confira o organograma da BRF Previdência:

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 "T" refere-se a serviços terceirizados

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A diretoria executiva e os conselheiros deliberativos e fiscais, conforme determinação da Previc, são certificados e habilitados para o exercício da função possuindo experiências e requisitos necessários para o exercício do cargo.

 

Além desses órgãos, a BRF Previdência possui um Comitê de Investimentos que se reúne para fazer avaliações e acompanhamentos da gestão dos investimentos e avaliar medidas, quando necessárias.

 

Dentro da estrutura de governança, a BRF Previdência ainda conta com a Auditoria Interna e Controles Internos, cujas atividades em 2022 foram realizadas por dois prestadores de serviços, para verificar, respectivamente, os atos de gestão e os processos, riscos e controles em geral.

 

Existe, também, a Auditoria Independente, que realiza avaliação das movimentações contábeis e financeiras da BRF Previdência, sendo responsável por emitir relatório (parecer) sobre as demonstrações.

 

Resumidamente, todos esses níveis de governança têm como finalidade garantir que a nossa administração seja de qualidade, focada nos resultados e que garantam o futuro dos nossos participantes e assistidos.

Missão,Visão,Valores

Adotamos princípios estabelecidos nas nossas diretrizes de Missão, Visão e Valores, nas relações internas e externas com os participantes, patrocinadoras, colaboradores, prestadores de serviços e com as partes relacionadas.

Confira abaixo:

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missão

Administrar, com excelência, planos de previdência para assegurar benefícios aos participantes.

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visão

Ser reconhecida pela gestão competente e inovadora e como a melhor opção para os funcionários das patrocinadoras e seus familiares investirem suas reservas para o futuro.

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valores

Transparência com informações confiáveis e tempestivas nas relações com as partes interessadas.

Comprometimento com resultados consistentes e duradouros, respeitando os níveis adequados de riscos.

Integridade, prudência e princípios éticos na gestão

e relacionamentos.

Respeito no trato com as pessoas, valorizando a diversidade humana.

Excelência em processos e pessoas agindo com competência, qualidade e inovação.

Foco nos participantes e patrocinadoras, razões da existência da BRF Previdência.

estatuto
brf previdência

O Estatuto Social é um mecanismo de governança que engloba um conjunto de regras de organização e funcionamento da entidade, guiando a execução das diretrizes.

 

A íntegra do Estatuto está disponível para acesso ao público em geral em https://www.brfprevidencia.com.br/governanca/

Reunião de trabalho
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canal de denúncias

A BRF Previdência disponibiliza um Canal de Denúncias para a comunicação de suspeitas relativas a situações contrárias aos Códigos e Políticas da Entidade, em linha com a Política de Prevenção, Detecção e Combate a Atos Ilícitos.

 

O canal está disponível para todos os colaboradores, participantes, fornecedores e demais interessados, sendo que as denúncias são recepcionadas por empresa independente e especializada, assegurando o sigilo e a confidencialidade das informações.

CANAL DE DENÚNCIA: 0800 740 4789

Email: canaldedenuncias.brfprevidencia@iaudit.com.br 

Site: https://denuncia.iaudit.com.br/sistema/brfprevidencia

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compliance

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Significa estar em conformidade com as leis em geral e aos Normativos internos da Entidade. Consiste no aculturamento em conjunto de medidas e procedimentos, com o objetivo de evitar, detectar e remediar a ocorrência de irregularidades, fraudes e corrupção.

o que é:

Vale ressaltar que essas regras podem variar de acordo com as atividades desenvolvidas pela entidade e não se resumem apenas a casos de corrupção — elas podem envolver obrigações trabalhistas, fiscais, regulatórias, concorrenciais, entre outras. Estar em conformidade com tais regras é do que se trata a expressão “estar em Compliance”.

 

Essa área, juntamente e com a colaboração dos demais departamentos da BRF Previdência fornece a Entidade um “selo” de integridade, e quem ganha com isso são os nossos participantes.

 

O compliance é muito mais que seguir e controlar a legislação em vigor. Ele colabora com o nosso compromisso com o futuro, pois atua na gestão do presente, criando controles, regras e procedimentos para tudo estar nos conformes.

Curso de treinamento

BRF Previdência promove palestras e debates em 1ª Semana de Compliance

Palestra motivacional

O Compliance e o Programa de Integridade foram temas de debates na BRF Previdência entre seus conselheiros, gestores e colaboradores. Sob o slogan “Não basta ser, tem que parecer ser!”, a Entidade promoveu entre os dias 22 e 26 de agosto a sua 1ª Semana do Compliance.

 

Conduzido pelos responsáveis no Jurídico e Compliance na BRF Previdência, Victor Postigo e Felipe Vieira, respectivamente, a 1ª Semana de Compliance teve a participação do presidente do Conselho Deliberativo e de todos os diretores executivos. Além disso, contou com os palestrantes: Reynaldo Goto, Chief Compliance Officer (CCO) da BRF S/A; Poliana Lemos da Silva, Gerente de Compliance da Fundação Libertas e Aparecida Ribeiro Garcia Pagliarini, Coordenadora da Comissão de Ética do Sistema ABRAPP/ SINDAPP e Consultora de Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

Para Gilson Ross, presidente do Conselho deliberativo, o Compliance é nossa maior parceira, é uma área presente de uma forma muito forte e aberta orientando com as melhores práticas em nossos procedimentos. “Temos um time preparado e profissional sempre pronto pra nos ajudar, sou um entusiasta deste assunto, por isso agradeço a todos que trouxeram essa semana de debates na Entidade”.

Para Rosane von Mecheln, Diretora Superintendente, o tema precisa ser parte de nossa natureza, ou seja, devemos fazer as coisas em Compliance. “Importante a fala de nosso conselheiro sobre a importância do tema, que somatiza toda a Entidade e leva os nossos preceitos, de responsabilidade e que nos ajuda a estruturar o tema da forma mais adequada possível, atendendo a legislação também, com isso, renovamos nossos votos e comprometimento com aquilo que é certo, legal, não aceitando nenhum tipo de coisa que não esteja condizente com nosso código de ética e reponsabilidades”.

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Victor Postigo, um dos coordenadores da 1ª Semana do Compliance, deu os parabéns a diretoria e a todos que contribuíram para a organização deste evento:

 

“Fico satisfeito e realizado com tudo o que vivenciamos, as palavras de carinho e elogios que recebemos, são essas as recompensas. Agradeço também a todos os colegas que participaram desta 1ª Semana, espero que os conteúdos tenham agregado e vamos em frente que no próximo ano teremos mais novidades”.

Felipe também agradeceu a presença da Fundação Libertas, da BRF e da Aparecida Pagliarini com as contribuições das palestras:

 

“Agradeço mais uma vez a Diretoria Executiva, a todos que ajudaram na organização do evento e aos colegas da Entidade que se dedicaram na participação desta semana. Sabemos que os temas de Compliance são repetitivos, mas é importante que assim sejam para gravá-los. Seguiremos auxiliando, sendo essa área que ajuda na solução de problemas e que alinha esforços para conduzir cada vez melhor este nosso Programa de Integridade”.

Em 2022 a BRF Previdência permaneceu com seu compromisso em relação a gestão rigorosa de seus riscos e aprimoramento dos controles internos. Em conjunto com consultorias contratadas, a Entidade atualizou a matriz de riscos e iniciou um novo ciclo de auditoria interna.

 

A elaboração da matriz de riscos pretende mapear todos os processos da Entidade, pontuando os riscos inerentes, aqueles diretamente relacionados à natureza dos processos, o que chamamos de riscos originais. Posteriormente, são avaliados os controles existentes para mitigação de cada um desses riscos com a elaboração da matriz de riscos residuais.

Os resultados do trabalho foram compartilhados no início de 2023 com o Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal, sendo as medidas sugeridas mapeadas e direcionadas para os responsáveis.

 

Contribuindo para a gestão de riscos e controles internos, a BRF Previdência iniciou em 2022 um novo ciclo de auditoria interna, com o escopo definido e aprovado pelo Conselho Deliberativo da Entidade.

GESTÃO DE RISCOS

reunião

nosso time 
em números 

Quem está por trás da gestão do seu futuro? Conheça nossa equipe!

Nossa equipe encerou o ano de 2022 com 51 colaboradores, sendo 3 diretores, 4 gestores e 44 funcionários distribuídos da seguinte forma:  

Diretoria Superintendente: 

15 funcionários, composta pela diretora-superintendente e colaboradores das áreas Comercial, Comunicação, Escritórios Regionais, Inovação e Marketing; Controladoria e Riscos; Jurídico, Governança e Compliance. 

Diretoria Administrativa e de Seguridade: 

29 funcionários, composta pelo diretor e colaboradores das áreas Administrativa: Contábil, Financeiro, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação, Compras e Secretaria, e de Seguridade: Arrecadação, Autopatrocínio, Atendimento, Cadastro, Folha de Benefícios, Gestão Atuarial e Institutos. 

Diretoria de Investimentos:

7 funcionários, composta pelo diretor e colaboradores das áreas de Empréstimos e Investimentos.

Falando em movimentações de pessoal, no ano de 2022 a BRF Previdência contratou 9 profissionais, mesmo número de desligamentos no período. Assim, nosso Turnover ficou em 17%, contra os 11% do ano anterior. 

Em 2022 encerramos o ano com 47% do nosso quadro de profissionais do sexo feminino e 53% do sexo masculino, contra 45% e 55% do ano anterior, respectivamente.

A BRF Previdência possui um quadro de profissionais altamente qualificado. 88% de nossos profissionais possuem formação em nível superior, sendo que 43% do nosso quadro total possui especialização ou pós-graduação.

Investimos cerca de R$ 20 mil em treinamentos, congressos e plataforma interna de treinamento online, gerando mais de 600 horas de treinamento para nossa equipe.     

 

Além disso, 24% dos nossos profissionais são certificados em suas áreas de atuação e 3 funcionários têm participação em 6 comissões técnicas de estudos, sendo a Comissão de Contabilidade Regional Sudoeste ABRAPP, Comissão de Assuntos Jurídicos Sudoeste ABRAPP, Comissão de Compliance da OAB/SA, Comissão de Previdência Complementar da OAB/SP, Comissão de Governança e Riscos Sudoeste ABRAPP.

home office

Após 18 meses de home office em função da pandemia da covid-19, retornamos no último trimestre as atividades presenciais, dentro de um modelo híbrido de trabalho que consiste em dois dias de trabalho remoto e três dias no escritório. Essa foi uma medida encontrada para aliar os benefícios de ambas as modalidades, sem que haja prejuízo operacional e profissional.

Reunião de escritório

Agora chegou a hora de você se manter atualizado sobre nossas estratégias!

Relatório Anual
de Informações

2022

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